quarta-feira, 1 de julho de 2009

Para ler e APLICAR parte 1. Vacina Contra " A COISA"

Excelencia em Atendimento - Parte da Empresa ou do Funcionário?
Um profissional experiente e seguro faz concessões e permite precedentes porque entende que cada caso é um caso diferente; não se trata de promover favoritismos ou de troca de favores, mas de cumprir inteligentemente sua obrigação. Acata determinações de superiores hierárquicos não porque os temem, mas porque entende que assim deve ser se não puder apresentar propostas melhores. Pode-se contar com comportamentos pró-ativos, com criatividade, certa autonomia e diligencia. É uma pessoa preparada para enxergar além dos preconceitos sociais. É capaz de pensar razoável liberdade, independente das próprias amarras sociais.
Mas qual a motivação de um profissional prestar um bom atendimento sendo que esse muita das vezes não obtém reconhecimento pelo seu trabalho, ganha tão pouco que quase não consegue satisfazer suas necessidades básicas, como alimentação, moradia, vestuário… pode prestar um bom atendimento e contribuir para que a empresa em que trabalha atinja seus objetivos organizacinais?
De acordo com esse contexto, realmente não podemos esperar bom atendimento de um funcionário, desmotivado, descompromissado e sem valorização. Quando um funcionário não atende bem um cliente, em 99% dos casos a culpa é da empresa.
O marketing preconiza que para conquista do cliente externo (consumidor) é necessário cuidar bem do seu cliente interno (funcionário). Empresas competitivas sabem que para valorizar as suas competências é necessário valorizar o seu capital humano. Quando o funcionário sabe qual é o negócio da empresa, quem são os seus clientes logo assimilam a missão corporativa. O bom atendimento é uma conseqüência natural deste processo que culmina em fidelidade do cliente.
Em contra partida há quem acredita que problema do funcionário é da empresa e não do cliente.
Na verdade as pessoas precisam ter automotivação. Atender bem quando tudo está bem é muito fácil, embora a maioria, mesmo nessa situação não atendem.Tem gente que faz questão de dar um péssimo atendimento.
Será que custa muito dar um sorriso ou então um bom dia/boa tarde/boa noite sincero?
Uma pessoa que não é capaz do básico não pode estar atendendo em uma empresa, é melhor ficar em um lugar que não tenha contato com pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário